Título da redação:

De Platão às novas fontes de energia

Tema de redação: Os efeitos da má gestão hídrica no setor energético brasileiro

Redação enviada em 21/08/2017

O Brasil possui uma vastidão de recursos naturais, como a água que é propulsora de 80% da energia do nosso país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Porém, com a atual crise hídrica, o capital energético foi afetado negativamente, já que as hidrelétricas não são capazes sozinhas de fornecerem energia para todo o país. Isso ocorre porque o Estado não tem como prioridade de investimento outros tipos de energia sustentável, como a eólica. Além disso, não há programas nas escolas que ensinem os alunos a valorizarem a água e como usá-la de modo racional. Platão - filósofo grego - já dizia que todos os seres humanos possuem um conhecimento inerente a eles, só basta estimulá-lo. O mesmo se aplica as escolas, elas devem estimular o conhecimento prévio do aluno quanto ao uso racional da água. O que na prática isso não é observado em muitas dessas instituições de ensino. Assim, o aluno cresce sem saber da importância de um dos recursos naturais que é mais abundante no Brasil: a água. Ele cresce sem ter a conscientização do do porquê deve-se usar a água racionalmente. Tudo isso porque a educação nacional falha em instruir esse aluno, em estimular o ser conhecimento para que ele comece a desenvolver hábitos saudáveis quanto ao uso da água, como não fazer uso exacerbado da mesma. Somando - se a isso, o Governo Federal não tem como prioridade, no momento, colocar em prática o uso de outras fontes de energias renováveis em primeiro plano, como a eólica, com o intuito de não permanecer a dependência do Brasil com as hidrelétricas. Já que se algum defeito acontecer com estas, muitos cidadãos serão afetados, podendo ficar sem eletricidade em suas residências. Com o uso de outras fontes de energia renováveis, o país além de poder adquirir destaque mundial por importar-se com o meio ambiente, mesmo se entrasse em uma crise hídrica o setor energético não seria afetado, já que teoricamente, haveria outras opções de fornecimento de energia para os cidadãos. Acima de tudo é necessário que o Ministério da Educação forneça às escolas os conhecimentos básicos como os de Platão, ou seja, os professores devem estimular o conhecimento já inato do aluno quanto ao tema, para que o mesmo se sinta confortável em debater sobre o assunto e posteriormente colocar em prática. Além do mais, o Governo Federal deve colocar na sua pauta de debate o aumento do uso de outras fontes de energia renováveis para o Brasil, a fim de que seja colocada em prática e assim, o país não dependeria apenas do funcionamento das hidrelétricas já existentes.