Título da redação:

Água e consumo

Tema de redação: Os efeitos da má gestão hídrica no setor energético brasileiro

Redação enviada em 03/09/2017

Segundo o jornal o Globo, o Brasil possui 12% de toda água doce existente no mundo, maior que o continente europeu (7%) ou africano (10%). Entretanto, mesmo com um grande potencial hídrico alguns problemas recorrentes, como a falta de chuva e o consumo irracional acabam ocasionando a falta de água e prejudicando as hidrelétricas no fornecimento de energia para o país. A Água é um dos maiores recursos naturais, é finita e vários setores necessitam dela, a exemplo das indústrias, agricultura ou até mesmo no âmbito doméstico, porém, com o mau uso e práticas poucos sustentáveis acabam contribuindo para o desperdício desse bem, ocasionando a escassez. Desse modo, com o uso exagerado e pouco consciente as hidrelétricas sofrem com a falta de produtividade de energia elétrica e os famosos apagões podem fazer parte da vida dos brasileiros. Ademais, segundo o jornal O Economista, mais de 80% da energia elétrica fornecida no Brasil provém de hidrelétricas. Contudo, com a construção de hidrelétricas outro fator ambiental é preciso ser atenuado, visto que, a construção contribui para o declínio da fauna e flora, assim, as espécies de animais e tribos indígenas próximas precisam se deslocar para outro lugar. Dessa forma, como aconteceu com a hidrelétrica de Belo Monte no Xingu, sem contar com a inundação várias espécies que constituem a flora são derrubadas ou submersas ocasionando posteriormente a decomposição e eliminação de gases na água, a tornando ácida e prejudicando espécies aquáticas. Medidas são, portanto, necessárias para resolver o impasse. O MME (Ministério de Minas e Energia) em parceria com empresas do setor energético devem estudar possibilidades que substituam em longa escala as hidrelétricas, considerando a implantação de energia eólica, a fim de solucionar problemas ambientais e dependência hídrica. Além do mais, outra medida parte da ANA (Agência Nacional de Águas) em parceria com a mídia veicular na TV comerciais conscientizando a população a respeito do uso excessivo e irracional da água, estimulando e incentivando a propagação de uma postura sustentável.