Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os dilemas encarados pelas pessoas autistas na sociedade brasileira

Redação enviada em 16/05/2018

O Brasil já apresenta medidas para mitigar atos preconceituosos contra autistas, como a data estabelecida pela ONU, em que no dia 2 de abril comemora-se o Dia Mundial do Autismo, práticas essas, a fim de garantir a inserção social desses. No entanto, essa ação não se configurou como inclusiva. Logo, isso deve ser resolvido pela efetiva ação de agentes adequados, uma vez que esses invidividuos portadores de tal transtorno apresentam inúmeros entraves para se inserir em escolas, universidades e mercado de trabalho. Sob esse viés, tem-se como empecilho os ínfimos investimentos governamentais. Na qual, relacionasse com a ideia de contratualismo de John Locke, que configura-se na violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir acessos básicos a todos,o que faz com que os autistas não gozem de seus direitos. Tal fato, é vigorado a partir de pesquisar que evidenciam baixos indicadores da presença de pessoas com essa síndrome nas instituições escolares. Junto a isso, nota-se a grande influência familiar. No qual, alienados sobre as capacidades dos autistas acabam por passar esse desconhecimento aos seus filhos, o que contribui para a marginalização e pária do cidadão com esse tipo de deficiência. Basilarmente, isso pode ser explicado segundo o sociólogo Talcott Parsons, o qual diz que a família é uma máquina que produz personalidades humanas, o que legitima a ideia de que o preconceito por parte de muitos pais dificulta a secreção social dos autistas. Nesse viés, devido à ineficiência das instituições políticas-legislativas em formular mecanismos de controle social específico a essa realidade, é notória a necessidade de medidas mais eficazes.Logo, compete à Secretária da Educação, em parceria com iniciativas privadas, fornecer educadores especializados - por meio de provas que os selecionará e buscando no exterior mais especialistas- para o melhor atendimento dos autistas dentro das instituições escolares e universitárias. Pois, como afirma Paulo Freire, a educação é um pilar fundamental do indivíduo. A fim de que esses obtenham a convivência social e equidade das oportunidades de êxito profissional, e que, portanto,usufruem de seus direitos.