Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os dilemas encarados pelas pessoas autistas na sociedade brasileira

Redação enviada em 05/05/2018

Durante o período das Grandes Navegações, ao chegar à América, Caminha descreve, em sua Carta, os “estranhos” costumes indígenas e evidência a importância de civiliza-los, ou seja, deixa-los “normais”. Contemporaneamente, tendo em vista os dilemas enfrentados pelos autistas na sociedade brasileira, nota-se que ainda se reproduz a ótica europeia preconceituosa de cerca de quinhentos anos passados. A priori, é válido salientar que o desconhecimento sobre a Síndrome de Asperger – transtorno do aspecto autista – é o principal fator potencializador do preconceito contra os deficientes. Em consequência desse desconhecimento, gera-se vários pensamentos errôneos sobre o autismo que colaboram com a dificuldade de inclusão social dos deficientes no meio escolar e trabalhista. Sendo assim, por causa de preconceito, a sociedade perde vários profissionais que, apesar de autistas, desempenham uma ótima atuação nos mais diversos âmbitos, como é o caso de Stiven Spilberg e Marcel Duchamp. Outrossim, a inexperiência de educadores em educar pessoas autistas é um forte fator fomentador da desigualdade social com os deficientes. A respeito disso, o orientador escolar é responsável por hostilizar o preconceito dos alunos ao que se entende por diferente, entretanto a maioria dos educadores brasileiros nunca teve experiência com a educação de autistas. Em detrimento dessa inexperiência, acaba-se criando um ambiente propício ao negligenciamento do autista. Dessa forma, o lugar responsável por desconstruir preconceitos acaba realizando o contrário. Torna-se evidente, portanto, a necessidade de inclusão social de pessoas autistas. Para isso, o MEC (Ministério da Educação) deve realizar campanhas educativas sobre a Síndrome de Asperger, por meio das redes sociais, para atenuar o desconhecimento e, assim, as consequências a respeito do transtorno. Ademais, o Governo Federal, em parceria com as Universidades, deve integrar à grade curricular o método de ensino especial para pessoas com deficiência. Assim, o problema dos dilemas enfrentados pelos autistas serão atenuados.