Título da redação:

Raízes Amargas

Tema de redação: Os desafios dos professores brasileiros na contemporaneidade

Redação enviada em 17/05/2017

De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um corpo biológico, por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Para que esse organismo seja igualitário e coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos. Contudo, no Brasil, isso não ocorre; pois em pleno século XXI a imagem social e as condições de trabalho dos professores se encontram em degradação. Esse quadro de maus tratos com esse setor é fruto, principalmente, de uma cultura de desinformação e de ações lentas e pouco eficientes por parte do Governo . É indubitável que a questão tecnológica e suas aplicações estejam entre as causas do problema. De acordo com o Filósofo e professor Mário Sérgio Cortella : " a escola e do século XIX, o professor do século XX e o aluno do século XXI. Ao seguir tal linha de pensamento, observa - se que que a desatualização dos docentes, por culpa do Estado, dificulta a relação dos alunos com os seus ensinadores; haja vista que mesmo em sala os alunos prefiram ficar com seus smartphones ao invés de assistirem às aulas. Outrossim, destaca - se a coerção do meio social como catalisadora da problemática. Para Max Weber, o corpo social exerce um poder coercitivo sobre o indivíduo, ao mesmo tempo que o homem molda e muda o meio social. Nessa perspectiva, observa - se a antiga e atual luta a favor da educação e da maior ferramenta de educação, o professor, pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma vez que, se uma criança cresce em uma sociedade que negligência os estudos, ela tende a adotá-lo esse tipo de comportamento por conta da vivência em grupo. Desse modo entende - se que o cidadão, por si só, é tido como um dos meios de combate a tal problematização. Torna-se evidente, portanto, que a falta de implementação das leis e o enraizado desvalor ao docente, são a gênese do problema. Para que o Brasil seja articulado como um "corpo biológico" , cabe ao Governo, na figura do poder Executivo, demonstrar prioridade em detrimento da educação no País, criando um plano de ensino que vise à melhoria da condição de trabalho dos professores, além de promover investimentos em cursos de especialização e extensão para os educadores. Além disso, cabe a Escola, instituição socializadora, organizar palestras que elevem o pensamento crítico dos alunos e incentive - os à almejar um bom estudo. Como disse Aristóteles, as raízes do estudo são amargas, mas os frutos são doces.