Título da redação:

O desenvolvimento vem do saber

Proposta: Os desafios dos professores brasileiros na contemporaneidade

Redação enviada em 14/05/2017

Países com alto IDH são geralmente aqueles que se destacam em pesquisas e qualidade de vida. Dentre outros fatores, o IDH analisa o nível de escolaridade de uma população para determinar seu desenvolvimento. Nesse contexto, a escola e seus educadores tornam-se fundamentais na formação social de uma nação. Contudo, no Brasil contemporâneo, muitos professores enfrentam desafios preocupantes que exigem cada vez mais atenção das famílias e do governo. Diante de um cenário de 3ª Revolução Industrial com smartphones e computadores, professores brasileiros têm a difícil missão de ensinar sem os avanços trazidos pela tecnologia. Isso porque muitas escolas públicas ainda não possuem salas de computador e laboratórios devidamente equipados. A escola, sem dúvidas, não acompanhou as modificações tecnológicas e isso tornou-se uma barreira ao trabalho dinâmico dos professores. Além da falta de recursos, os professores brasileiros sofrem ainda com a violência e a falta de reconhecimento. Uma reportagem do G1 de junho de 2016 relata um caso de agressão em Porto Alegre, em que um professor é atacado por um aluno com uma mesa. Vítima desses tipos de violência, professores lidam ainda com o descaso do governo e a baixa remuneração salarial. Nesse cenário de falta de reconhecimento aos professores, é essencial que o Governo Federal e os familiares de alunos trabalhem juntos para o reconhecimento e valorização dos educadores. O Governo associado ao MEC deve promover a compra e distribuição adequada de equipamentos tecnológicos para as escolas, além de promover propagandas educativas de TV que estimulem a gratidão aos professores e discutir aumentos salariais com sindicatos. Os familiares, por sua vez, devem atuar no diálogo com estudantes para incentivar o respeito e admiração. O desenvolvimento depende daqueles que criam o saber.