Título da redação:

Docência do respeito

Proposta: Os desafios dos professores brasileiros na contemporaneidade

Redação enviada em 21/05/2017

Docência do respeito De acordo com Albert Camus, escritor argelino do século XX, se houver falhas na conciliação entre justiça e liberdade, haverá intempéries de amplo espectro. Nesse sentido, a falta de respeito para com os educadores fere não somente preceitos éticos e morais, mas também interferem de forma análoga o trabalho do professor e o noviciado do aluno. Mormente, ao avaliar os desafios dos professores por um prisma estritamente histórico, nota-se que fenômenos decorrentes da formação nacional nascem na contemporaneidade. Com todas as novidades modernas vem surgindo muito mais intempéries para o educador, refletindo em casos como: “Estudante agride professor após pedido para desligar celular na aula” Este foi um dos casos de agressão em uma escola estadual da cidade de rio preto. Desse modo, com intuito de atenuar atos contrários a prática da docência, cabe ao governo, na figura do Ministério da Educaçao, aplicar palestras nas escolas sobre o valor do educador e a importância do respeito. Paradoxalmente, muitos ainda confundem liberdade de expressão com crimes inafiançáveis. Em pesquisa que ouviu 100 mil docentes em 34 países, 12,5% dos brasileiros contam que são agredidos ou intimidados uma vez por semana dentro da escola. Partindo dessa verdade, o então direito assegurado pela Constituição e reafirmado pela Secretaria dos Direitos Humanos é amputado e o abismo entre aluno e professor torna-se, portanto, maior. Segundo o militar, explorador, naturalista, autor e político Theodore Roosevelt “Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça à sociedade” Cabe à escola criar palestras sobre o valor de um educador, visando a informar crianças e jovens sobre como o educador influencia em seus futuros. Ademais, cabe ao Governo Federal construir delegacias especializadas em crimes contra o professor. Apenas sob tal perspectiva, poder-se-á atenuar os desafios dos educadores, dos quais são tão importantes para sociedade, pois como proferido por Paulo freire “A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática”.