Título da redação:

Causas e Consequências do retrocesso educacional

Proposta: Os desafios dos professores brasileiros na contemporaneidade

Redação enviada em 06/05/2017

O trabalho de um professor nunca foi tão difícil quanto na Idade Contemporânea,o desinteresse dos alunos provoca a ausência do prazer em realizar o serviço.O avanço tecnológico e a desestrutura social nas famílias contribuem com a intensificação do retrocesso educacional. O docente pode ser considerado um dos responsáveis pelo futuro de uma nação,todavia é desprazeroso desenvolver aulas para uma minoria que é massacrada pelos falsos estudantes.Se apresentar à frente de uma classe se tornou um desafio para aqueles que querem transmitir seus conhecimentos e mesmo possuindo vocação,converte-se em algo inviável.O despreso pelo conhecimento já é responsável por 40,3% dos casos de baixo rendimento e pela ausência de vontade em frequentar uma escola.O principal motivo pelo desdém é a julgação de matérias desnecessárias,visto que 36% dos alunos vão para a escola subentendendo que geografia,história,biologia e física são inúteis ao currículo.Ambas pesquisas foram executadas pelo Ministério da Educação. Outros fatores como o avanço tecnológico e a deterioração familiar são também significantes no comportamento estudantil.Uma escola que permite ao aluno utilizar um telefone celular deve cientizar-se sobre como o uso deverá ser feito,tendo em vista que os alunos podem tanto usar o aparelho para se divertir durante a aula quanto para realmente fazer pesquisas em prol de conhecimento.A ausência do amparo familiar pode não apenas afetar o desenvolvimento acadêmico,como também os relacionamentos sociais.Se um adolescente não portar nenhum tipo de suporte familial,o resultado será o baixo interesse escolar e o estorvamento aos alunos que almejam conhecimento.As consequências são descarregadas no trabalho do educador,afetando a sua performance profissional e em muitas vezes sendo responsabilizado pelos problemas educacionais. O Ministério da Educação deve investir em aulas dinâmicas e atrativas para que os alunos sintam-se alegres em busca de conhecimento,já que os alunos utilizam o celular em classe,deverá manusear-se para pesquisas e aprofundamentos de conteúdos,servindo como uma ferramenta aliada do mentor.A escola deve realizar projetos em parceria com a família para desenvolver projetos de acolhimento social e enquetes a respeito do que os alunos e as famílias julgam importante para a construção de um ambiente homogêneo.