Título da redação:

O indígena na contemporaneidade

Proposta: A questão indígena no Brasil contemporâneo

Redação enviada em 26/10/2017

O descobrimento do Brasil pelos Portugueses, no século XV, é estudado na atualidade com outro olhar, pois a existência de povos que já habitavam o continente demonstra que não houve uma descoberta, mas, apenas, um achado. Nesse contexto, os indígenas foram considerados povos primitivos e inferiores, fatos que se refletem na contemporaneidade, por meio dos desafios encontrados no combate ao preconceito e à manutenção de seus meios de subsistência. O papel do índio na sociedade é recorrentemente visto como um peso para muitas pessoas, e essa interpretação remonta da lógica etnocentrista do Europeu que foi enraizada ao longo do tempo. Nesse sentido, os costumes e tradições indígenas são, hoje, incompreendidos por uma parcela da população brasileira, os quais taxam os índios como "preguiçosos" e ou "desempregados", visto que a relação destes com o trabalho tem fundamentos diferentes do sistema capitalista, cujo princípio é a acumulação de riquezas. Dessa forma, vale ressaltar o pensamento do Filósofo Francês Pierre Bourdieu, o qual afirmou que a violação dos direitos humanos vai além do embate físico, uma vez que está na perpetuação dos preconceitos contra a dignidade da pessoa humana. Logo, os povos indígenas são rotineiramente oprimidos, infelizmente, por pertencerem a uma cultura diferente. Além disso, uma grave consequência desse preconceito é o desrespeito às delimitações de terras pertencentes aos indígenas. Nessa conjuntura, tornou-se comum a invasão de latifundiários, que buscam uma expansão agrícola e travam lutas com os índios, os quais não possuindo a mesma tecnologia armamentista, são praticamente dizimados. Desse modo, o número de indígenas existentes no país é, segundo o IBGE, de apenas 0,4% da população atual, dado que representa a batalha de sobrevivência desse povo ao longo da história. Portanto, para solucionar esse impasse, é necessário a mobilização de agentes como o próprio Governo Federal. Nesse ínterim, o Ministério da Educação deve atuar nas escolas de ensino primário, por meio de palestras e atividades lúdicas sobre a conscientização indígena, a fim de promover desde cedo nas crianças a responsabilidade social que se deve a esse povo. Somado a isso, é fundamental que a FUNAI aumente a fiscalização sobre o território do índio, além de aplicar sanções mais graves àqueles que invadirem suas terras, de modo que seu habitat natural seja preservado. Outrossim, o indígena poderá conviver com a civilização moderna sem sofrer preconceitos e em paz.