Título da redação:

A liquidez no contexto familiar

Tema de redação: Os desafios do relacionamento familiar no contexto das novas tecnologias

Redação enviada em 17/06/2017

Em sua célebre obra, Zygmunt Bauman, expoente da "sociologia humanística", atenta-se para o conceito de modernidade líquida. De acordo com ele, a passagem do “imediatismo” para a “solidez” acarretou profundas mudanças em todos os aspectos humanos, dando lugar ao individualismo, a fluidez e a efemeridade das relações. Estritamente, sua formulação liga-se aos avanços tecnológicos que, contrapostos aos benefícios e comodidades, alteraram as bases do convívio social. No âmbito familiar, especialmente, há um crescente e preocupante cenário de segregação e afastamento afetivo. A imersão no mundo dos caracteres ganhou espaço exagerado dentro dos lares. O gradual distanciamento é estruturado pelo reduzido diálogo entre os membros da família, em virtude do tempo gasto nos dispositivos eletrônicos. De acordo com pesquisa da TIC Kids, 80% da população brasileira entre 9 e 17 anos utiliza, exageradamente, a rede mundial de computadores. Além do mais, as modificações nas relações trabalhistas – estabelecidas na constante necessidade de atualização e agilidade – acabam por contribuir para esse quadro, afastando pais, focados em seu perfil profissional, e filhos, “ligados” no entretenimento de seus aparelhos. Por conseguinte, a escassa comunicação contemporânea implica na ausência de orientação e educação adequada no berço das relações sociais. Desse modo, a boa formação dos futuros cidadãos, contextualizada no surgimento da conduta ética e moral – de acordo com Émile Durkheim, a principal função da instituição familiar –, fica comprometida. Dessarte, a tomada de medidas, visando a mitigação da influência da tecnologia nas relações, é imprescindível. O Governo Federal, no corpo do Ministério da Educação, deve promover eventos e palestras nos colégios do país, a fim de aproximar os membros da família e instruir acerca do uso exacerbado dos dispositivos. Ademais, em ação conjunta das grandes mídias e do Ministério das Comunicações, campanhas de conscientização devem ser colocadas em circulação, com o propósito de incentivar o convívio social saudável.