Título da redação:

Saber inovador.

Proposta: Os desafios do ensino a distância no Brasil

Redação enviada em 28/08/2016

Segundo Foucault, todo saber constitui novas relações de poder, tendo a escola como uma de suas fontes. O ensino presencial nos estabelecimentos institucionais no advento da contemporaneidade, tem recebido influência das tecnologias de informação, como a modalidade de aprendizagem a distância. Comodidade, tempo escasso, baixo custo financeiro, são justificativas para os ingressantes dessa especificidade, que desejam uma certificação profissional ou graduação em curso superior. Cabe ressaltar, que apesar de ser uma alternativa para titulação, o ensino a distância enfrenta desafios a serem superados. Segundo pesquisas, a evasão dos alunos, resistência de educadores a implementação e adaptação da educação presencial para a distância, dentre outros fatores, atestam as fragilidades de um modo de produção, disseminação do saber em um mundo globalizado cada vez mais demandante de profissionais qualificados, mas em contrapartida, depara-se com a falta de disponibilidade em capacitação e aprimoramento profissional e acadêmico. É importante considerar também, que mesmo com todas as dificuldades na execução de seu plano político-pedagógico, a ferramenta de ensino não-presencial, apresenta crescimento significativo evidenciado nas estatísticas, que comprovam o acréscimo de discentes a cada ano, por atestar a eficácia do serviço oferecido à clientela, contudo é salutar, que medidas para melhoria da qualidade desse ensino sejam efetivadas. Logo é necessária ação dos atores sociais: secretarias de educação, Municipais e Estaduais, estabelecer diretrizes ao acesso a plataforma de ensino para corrigir tais deficiências, promoção de cursos de informática aos alunos ingressantes com o objetivo de elucidar dúvidas quanto ao manuseio das ferramentas, aumento de polos de ensino à distância em escolas públicas, privadas e estabelecimentos de ensino superior, capacitação e qualificação dos docentes, bem como suporte técnico e monitoria aos alunos, são meios para correção de tais reveses, pois a educação é direito de todos em todas as suas formas de aplicação.