Título da redação:

Família e coordenação escolar unidas no combate ao "bullying".

Tema de redação: Os desafios do bullying nas escolas

Redação enviada em 09/10/2017

Ambiente escolar. Um indivíduo excluído. Um grupo agredindo-o física ou verbalmente de forma repetida. Este é uma cena que ilustra o que é o "bullying", problema presente em boa parte das escolas e que afeta tanto o agredido quanto o agressor. Diante disso, é importante notar que o "bullying" é favorecido por alguns fatores, tais como: ambiente violento, ausência familiar e despreparo da coordenação escolar. Um ambiente violento (lugar onda as diferenças são reprimidas e as agressões são constantes) é propício para o aparecimento do "bullying". E tal lugar pode ser o ambiente de lazer, a casa, bem como a própria escola do aluno. Logo, é importante que os discentes frequentem ambientes de paz, onde haja harmonia e respeito para que assim o ambiente do aluno influencie positivamente suas atitudes , e desse modo ele não venha a cometer agressão sistemática na escola. Além disso, um catalisador do problema pode ser uma família mal estruturada - seria uma família que não reprime atos violentos do aluno, não denuncia o bullying que ele sofre, não dê amparo emocional, não o prepare para o convívio social. Desse modo, uma família que seja respeitosa e dê educação é uma família que pode ajudar a combater o "bullying". Um terceiro fator que deve ser considerado nessa problemática é a coordenação escolar, porque uma coordenação falha pode intensificar o problema. Dessa forma a coordenação escolar deve ser bem organizada e tem que ser responsável por adotar medidas preventivas no combate ao "bullying", bem como deve trabalhar no sentido de mudar alunos que venham a ter condutas agressivas, e um outro dever da coordenação é o de comunicar os responsáveis sobre casos de agressão. Assim sendo, o ambiente, a família e a coordenação escolar são fatores decisivos no combate ou propagação do "bullying". Diante disso, os responsáveis devem estar atento aos lugares que os alunos frequentam, bem como se policiar de que a própria casa pode ser um estimulante da problemática. Além disso, a comunidade escolar deve ter um contato próximo às famílias, para que juntos combatam o problema. Para finalizar, o aluno deve ter um canal de denúncia, e este canal pode ser uma equipe especializada nas escolas.