Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: Os desafios da educação especial inclusiva no Brasil

Redação enviada em 30/10/2016

No Brasil acredita-se que o surdo precisa apenas de um tradutor para ser incluído nas escolas, pelo menos é o que é visto nas escolas brasileiras. Quando fala-se de inclusão nas escolas as pessoas pensam em acessibilidade, rampas para cadeirantes e áudio-livros para cegos, mas inclusão tem mais haver com o diálogo, porque quando um indivíduo é inserido na sociedade e sua comunicação é reprimida o mesmo é desumanizado, pois a humanização vem do diálogo. Hoje o deficiente auditivo conta com um tradutor, trabalhos e “slides” com imagens e provas traduzidas, se necessário, porém esse modelo traz diversos problemas; o tradutor não pode ter dificuldades nas matérias a serem traduzidas para não passar conceitos errados ao aluno, dificuldade de trocar informações com os colegas, o que limita sua aprendizagem social, e funcionário e até mesmo o diretor dificilmente falam linguagem de sinais. Portanto uma alternativa é incentivar as famílias dos surdos, a sociedade e o governo a tornar libras mais presente no dia-a-dia, com o incentivo de cursos, eventos com palestrantes que se comunicar com deficientes auditivos e encontros que divulguem esses mesmos eventos. já que em 2002 libras foi reconhecida como a segunda língua oficial do brasil, e colocar na grade curricular do ensino fundamental e médio. Esse é um trabalho de toda a sociedade, pois a inclusão e humanização não é difícil apenas para o deficiente, mas para toda a sociedade participante do processo.