Título da redação:

Quebrando o preconceito

Proposta: Os desafios da educação especial inclusiva no Brasil

Redação enviada em 31/10/2017

Todos os avanços sociais , e consequentemente a formação de Estados democráticos que asseguram a todos os seus direitos , surgiram graças a comunicação ,integração e aceitação das diferenças entre as culturas e etnias .Entretanto, esta inovação contemporânea falhou ao não proporcionar com qualidade os direitos de uma parcela da sociedade que apresentam algum tipo de deficiência física ou mental.Por consequência, na atualidade estes são injustiçados diariamente ao não receberem educação de qualidade , sendo o Estado ,as escolas e a própria família os maiores responsáveis em tangenciar as suas garantias como cidadão . Devido a uma cultura que carrega consigo ideologias repletas de preconceito e que enfrentam as diferenças como sinônimo de incapacidade , milhares de indivíduos ,que apresentam características opostas ao “ideal” , são obrigados a aceitarem as limitação impostas sobre eles segundo a visão de outras pessoas . Dessa forma, estes vivem a margem de todos, se tornando dependentes de pensões providas pelo governo ,pois não conseguem sozinhos acreditar em suas capacidades como indivíduos , e em decorrência são vítimas de suas próprias famílias,visto que , os parentes tratam a deficiência como um limitador de sonho, e refutam a importância da educação e independência destes . Por conseguinte, o Estado acredita que proporcionar apenas uma aposentadoria mensal é o suficiente para estes.Todavia ,é visível e extremamente necessário proporcionar ensino de qualidade a eles com professores qualificados e treinados para exercer com excelência suas funções ,já que prover apenas o dinheiro é uma forma de retomar pensamentos como o darwinismo social ,onde alguns estão aptos, e recebem ensino de qualidade, e outros , os deficitários , que são menos aptos devem desaparecer da comunidade,porquanto, infelizmente estes acabam realmente sumindo do mundo social ao não receber conhecimento. Em decorrência disso as instituições de ensino aceitam que estes permaneçam em salas de aula como mentores sem experiência e saberes fundamentais para proporcionar a eles conhecimento com qualidade , os tornando alienados e sem aprendizagem . Contudo, participar desta injustiça torna á escola a principal assassina de um futuro com normalidade e qualidade . É evidente ,portanto, a luta enfrentada para conseguir vencer as limitações e preconceitos impostos pelas pessoas . Porém, para erradicar este problema o Estado deve primeiramente implantar critérios , como cursos obrigatórios e especializados na deficiência e dificuldade do aluno tratado em particular ,para a contratação de professores . Outra medida fundamental é a implantação de algumas regras para aqueles que recebem algum tipo de recurso financeiro do Estados , entre elas deve ser obrigatório que os beneficiados estejam matriculados regularmente em uma instituição de ensino.Desse modo , todos usufruirão dos direitos assegurados pela democracia .