Título da redação:

Estudante especial em sala é estudante incluso?

Proposta: Os desafios da educação especial inclusiva no Brasil

Redação enviada em 29/10/2016

Dignos de educação como todas as demais pessoas, os alunos especiais, no Brasil, fazem parte das escolas, o que não significa, necessariamente, que estão efetivamente inclusos no ambiente escolar. Alunos especiais necessitam de atenção especializada no processo de desenvolvimento estudantil, o que é alcançado através de materiais, métodos de ensino e sensibilidade também especiais. O desafio da educação especial inclusiva no Brasil é, sobretudo, oferecer condições reais para que o estudante especial desenvolva-se e cumpra suas metas como os demais, o que depende, diretamente, do fornecimento de meios diferenciados para tal. Assim como há necessidade, nas provas de concursos e vestibulares, de provas adaptadas, profissionais capacitados e acessibilidade para os candidatos especiais, são necessários métodos de aprendizagem diferenciados para alunos deficientes nas escolas consigam aprender no dia a dia. Outra dificuldade do sistema educacional é promover a inclusão social do estudante deficiente dentro do meio escolar ou acadêmico. A sensibilidade, por parte de alunos, educadores, servidores e sociedade em geral, tem papel fundamental no processo de inclusão, uma vez que é de extrema importância para os alunos sentir-se como parte de um grupo social, para assim, inclusive sentir-se confiante para, posteriormente, entrar no mercado de trabalho. Portanto, fica evidente a necessidade de promover formas de integração real de alunos especiais. O Ministério da Educação deve garantir meios que permitam a aprendizagem como um número suficiente de professores de apoio para que os alunos tenham auxílio, a capacitação de professores comuns, elaboração de materiais adaptados e aquisição de ferramentas tecnológicas que facilitem a aprendizagem. Ademais, devem haver estímulos das escolas à atividades educacionais que instiguem a sensibilidade da sociedade, para que todos promovam a aproximação dos estudantes especiais do meio social. Dessa forma o Brasil terá mais que estudantes especiais em sala, terá estudantes especiais inclusos.