Título da redação:

Escolas: Arma de união populacional

Proposta: Os desafios da educação especial inclusiva no Brasil

Redação enviada em 14/06/2017

"Inclusão é o privilégio de se conviver com as diferenças". A frase de Paulo Freire explica o modo do pensamento político-educativo ao transformar os métodos de ensino, para que, por meio do ambiente escolar, não haja exclusão social. Todavia, ainda é perceptível que o número de deficientes nos ginásios é relativamente baixo. Isso ocorre, em grande parte, devido à falta de estrutura adequada e à forma como a sociedade os trata. Até o início do século XXI, o sistema educacional brasileiro adquiria dois padrões de serviço; A escola regular e a especial. Entretanto, com a formulação do Art. 5 da Constituição Federal que afirma: "Todos são iguais perante a lei", o sistema modificou-se. Com isso, se tornou mais fácil a inclusão, uma vez que passou a oferecer recursos e apoio àqueles que encontram dificuldade no aprendizado. Ademais, é notório que mesmo lhes sendo disponibilizado uma proposta de inclusão educacional, as pessoas que têm algum tipo de deficiência encontram diversos obstáculos, como: Falta de rampas, banheiros e salas estruturadas e professores que saibam "falar" em libra; para usufruir do seu direito. Pois, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira(INEP): Apenas 24% das escolas brasileiras tem fácil acessibilidade e somente 0.6% tem infraestrutura ideal. Vale salientar que o papel da população como um dos suportes se faz necessário já que muitos dos deficientes dependem de sua compreensão e respeito, ao seguir as leis os impostos, para manter a atmosfera social afável. Entretanto, é perceptível que, em grande quantidade, essas regras são triviais à vista do cidadão. Tendo em vista os aspectos observados acima pode-se afirmar que o país ainda é preconceituoso, no qual a área pedagógica não recebe a devida atenção. Sendo assim, o Ministério da Educação deve, além de construir mais escolas, aprimorar as que já existem, com melhorias na infraestrutura como: Construção de rampas, barras de apoio, piso tátil, mais espaço para a colocação de cadeiras de rodas, professores que saibam libra e livros especializados. Além de atividades de ética e de integração social para fazer se sentirem agregados.