Título da redação:

Educação inclusiva possível e digna

Tema de redação: Os desafios da educação especial inclusiva no Brasil

Redação enviada em 29/11/2016

O direito à educação é algo primordial e básico para o ser humano. Toda a condição de vida em sociedade depende, basicamente, da educação. Percebe-se que, mais do que saber ler e escrever, ter educação de qualidade implica ter mais chances de prosperar na vida, de se conseguir condições de trabalho e renda melhores, e com isso, mais qualidade de vida. Pessoas com deficiência podem representar um desafio às escolas, pois elas necessitarão de cuidados e atenção diferenciados, o que não pode ser usado como justificativa para a negação à entrada desses alunos nas escolas. Deve-se preparar as escolas para receber os alunos com deficiência, através de infra estrutura adequada, professores capacitados e toda a equipe escolar devidamente preparada. Além do ensino médio, cursos de nível técnico/profissionalizante e também universidades devem estar preparados para receber essas pessoas. A deficiência impõe algumas limitações, certamente, mas não impede a pessoa de estudar e trabalhar. Vemos diariamente portadores de necessidades especiais superando-se e ultrapassando limites que antes eram julgados impossíveis de serem vencidos. A mudança de pensamento quanto à inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais deve acontecer, pois ainda existe preconceito quanto à capacidade deles acompanharem os demais alunos em sala ou até mesmo de prejudicarem o andamento das aulas por precisarem de acompanhamento diferenciado, dentro das limitações que a deficiência impõe a cada um. Se houver toda a infra estrutura necessária à esse aluno, como acesso à cadeirantes, livros para leitura em braile, professores que dominem a linguagem de libras, isso não acontecerá. Uma educação inclusiva será atingida de forma satisfatória quando forem fornecidas condições para se ter infra estrutura para que as escolas consigam receber estes alunos, além de capacitar adequadamente os professores, diretores e todos os demais envolvidos no processo de educação através de cursos específicos para esse fim, pois assim, estará sendo oferecida uma condição adequada à uma educação digna, igualitária e inclusiva.