Título da redação:

Consumindo e sendo consumida

Proposta: Obesidade: problema de saúde ou problema social?

Redação enviada em 10/10/2017

A escultura “Mulher de Willendorf” é capaz de evidenciar que o excesso de peso durante a Pré-História era considerado um atributo. Entretanto, no cenário hodierno, essa característica configura-se como um problema não só no âmbito da saúde mas também no social. A princípio, a globalização introduziu os indivíduos em um cotidiano marcado pela falta de tempo advindo da dinâmica citadina, na qual as pessoas estão majoritariamente mergulhadas em seus trabalhos. Nesse contexto, subsidiada pela mídia, as famosas comidas "fast food”-em sua maioria com alto valor calórico- atuam em uma sociedade que, baseando-se nas teorias do filósofo Lipovetsky, poderia se encaixar no conceito de hipermodernidade, ou seja, uma sociedade que carrega a cultura do excesso também no aspecto alimentício. Dessa forma, alimentos propagados são demasiadamente consumidos, ampliando os casos de obesidade que desencadeiam problemas de saúde. Ademais, a obesidade é também um problema social, haja vista que é alvo de críticas oriundas da predominância de determinados estereótipos valorizados no corpo social. Com efeito, as pessoas que se enquadram em casos de excesso de peso são sucateadas e consumidas, principalmente, pela imposição midiática de padrões de beleza. Assim, afetando emocionalmente os obesos, a mídia se aproveita para estimular a busca e aquisição de tais estereótipos por meio de medicamentos que muitas vezes são nocivos à saúde, recrudescendo, dessa forma, a necessidade de intervenções sobre o impasse. Em suma, a obesidade é um problema de saúde bem como social que requer ações que atenuem o quadro. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação instituir nas escolas produtos alimentícios saudáveis, como frutas, além de palestras ministradas por nutricionistas no que diz respeito à necessidade da boa alimentação. Ainda, Universidades devem criar projetos educativos que difundam, por meio de redes sociais, uma cultura de criticidade defronte a criação e aquisição de padrões de beleza, propagando uma linha de pensamento que fuja à alienação aos modelos preconcebidos.