Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 23/05/2018

O cenário Pós-Guerra Fria é marcado pela ascensão da Globalização, a qual propiciou inúmeros avanços para o meio tecnológico. E decorrência disso, o uso exagerado de eletrônicos em pleno século XXI, tem aumentado paulatinamente. Desse odo, há desafios que necessitam ser vencidos no que concerne ao distúrbio mental do vício em games , seja pela ausência da efetivação da lei, seja pela inexistência do vínculo familiar. A Constituição Federal prevê a todos o direito à educação como fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, porém , esse direito constitucional não está sendo efetivado de fora eficaz divido à ausência de aulas que aborde assuntos sobre a interação de tecnologia educacional . Em consequência disso. crianças e adolescentes iniciam de forma errônea o uso em meios tecnológicos que, por sua vez, ocasiona distúrbios mentais como o vício em games , depressão e ansiedade. Sendo assim, fica evidente a importância de aulas com educação digital para desenvolver o pensamento crítico do público infanto-juvenil. Outrossim, é cabível enfatizar que segundo Lévi-strauss, é impossível pensar em família se a noção de troca e reciprocidade. Nesse contexto, é perceptível inferir que a falta do acompanhamento dos pais contribui em comportamentos inadequados como o desinteresse pelos estudos e a compulsividade em meios tecnológicos. Destarte, para combater o vício em games e suas implicações, é necessária a intervenção estatal e civil. Assim sendo, o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e Comunicações devem implementar nos livros didáticos de sociologia e biologia assuntos que abordem o uso equilibrado dos meios tecnológicos com o fito de desenvolver em crianças e adolescentes o senso crítico em relação ao uso compulsivo de games. Não obstante, a esfera familiar poderia dialogar e orientar os filhos acerca do uso dos meios de comunicação por meio do acompanhamento de psicólogos e psicopedagogos para promover os princípios éticos e morais e possibilitar um equilíbrio entre o mundo real e virtual.