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Redação sem título.

Tema de redação: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 25/03/2018

Há mais de uma década, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e profissionais da saúde mental avaliam o vício em games como distúrbio psicológico e, após várias pesquisas e discussões, a partir da nova edição da Classificação Internacional de Doenças (CDI-11), que será discutida neste ano, o transtorno por videogames será considerado como doença mental. Diante disso, é importante ressaltar que, como todas as doenças, o “distúrbio de games” tem suas implicações. É importante pontuar, de início, o desenvolvimento de comportamento agressivo através dos videogames. Isso se deve ao fato de que os jogos violentos diminuem a sensibilidade e os comportamentos sociáveis do seu jogador, fato comprovado por um estudo feito pela Associação Americana de Psicologia. No entanto, o videogame não estimula sozinho atitudes violentas, mas seria um “gatilho” para tal. Um exemplo disso é o caso de Anders Breivik, norueguês e ultradireitista, que matou 77 pessoas, por motivos ideológicos, em julho de 2011. No seu julgamento, Anders confessou que se isolou socialmente durante um ano inteiro apenas para dedicar-se a videogames violentos, treinando a coordenação necessária para atirar com eficiência e desenhar estratégias de fuga. Diante disso, é reconhecível que o vício em games pode provocar mudanças comportamentais, contribuindo para casos com agressividades e servindo como via de planejamento para planos violentos. Outrossim, outra implicação do transtorno por videogames está relacionada a vários problemas de saúde, como enxaqueca, problemas de visão, sedentarismo e, em casos mais graves, a morte. Nesse contexto, por mais que o videogame sirva como aliado para lazer e liberação de estresse, o uso descontrolado dessa tecnologia pode induzir sintomas reversos, como mal-estar, uma vez que nada em excesso faz bem. Em relação a isso, em 2015, um homem de 32 anos, identificado como Hsieh, morreu em Taiwan após jogar videogame por três dias consecutivos. Os médicos confirmaram que a causa de sua morte foi um ataque cardíaco, causado pelas horas incessantes de jogo, sem alimentação e hidratação adequada. Assim sendo, é evidente como o vício em games pode provocar problemas de saúde e alterações na qualidade de vida das pessoas, fazendo com que as necessidades básicas do organismo sejam negligenciadas em virtude da vitória em um jogo. Á vista disso, é perceptível as implicações ocasionadas pelo vício em videogames. Desse modo, é importante que o Governo Federal estabeleça medidas contra o excesso do uso de videogames, como um horário limite para crianças e adolescentes em jogos online, para que ocorra um maior controle dessa tecnologia e colaborando para a prevenção contra o aumento dos casos de viciados em games na adolescência.