Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 21/03/2018

O mercado promissor dos jogos eletrônicos, tem levado as empresas do ramo a investir em Market e visuais atrativos. Nesse contexto, com o aumento do tempo que a juventude passa em contato com o game e o aparecimento de comportamentos típicos de transtorno psicológicos, muito se discute se os jogos são resultado de transtornos pré-existentes ou causadores dos mesmos. Desse modo, o uso da tecnologia como fuga da realidade e a falta de acompanhamento familiar são as principais causas do tempo excessivo em games. Em um contexto de modernidade líquida, que segundo Bauman se caracteriza pela fragilidade das relações, é comum jovens, que não conseguem estabelecer relações sócias efetivas, utilizem mais os meios tecnológicos. Á exemplo disso, jogos Clash of Clans e Legue of Legends, em que os participantes buscam uma superioridade e uma realização pessoal, que é expressa por listas de classificações que denota superioridade em relação aos demais, levando a tempos excessivos em games. Assim sendo, o problema está em colocar como prioridade os objetivos no âmbito virtual em detrimento das obrigações sociais e manutenções de relações interpessoais. Convém lembrar, que a negligencia familiar em intervir para garantir a saúde mental a saúde metal dos adolescentes prejudica o desenvolvimento psicossocial. Como prova dessa negligencia, o acesso de crianças aos jogos exclusivos de faixas etárias mais elevados, podem provocar efeitos drástico como o aumento da agressividade ou diminuição do rendimento escolar. Assim sendo, os país devem se conscientizar dos novos desafios de criar um filho no mundo contemporâneo, uma vez que, devem garantir que sua prole não entre em contato com produtos inapropriados. Torna-se necessário que, portanto, que as autoridades e a população se unam afim de garantir que um objeto de diversão e satisfação, não se torne um problema social. Para isso, o Poder Executivo deve investir no acompanhamento psicológico das pessoas passem tempo excessivo em jogos, por meio do treinamento familiar para lidar com esse problema somado ao auxílio de psicólogos que fação um acompanhamento mais detalhado acerca da origem do vício. É relevante, também, que o Poder Legislativo crie leis que punam pais que permitem o acesso de jogos inadequados aos filhos, somado ao investimento em jogos educativos a fim de melhorar o aprendizado substituindo jogos nocivos ao desenvolvimento.