Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 26/02/2018

O século XXI é marcado pela disseminação da informação, do compartilhamento na rede e das ferramentas quem trazem consigo comodidade para os humanos. Entre esses instrumentos, os games destaca-se como forma de entretenimento. No entanto, utilizada de maneira exacerbada pode ocasionar diversos problemas sociais, como sedentarismo, depressão e até vício, privando a liberdade do indivíduo. Em primeiro lugar, uma alusão que pode ser feita ao tema é referente ao uso de remédios. O uso correto dos medicamentos é vantajoso para o usuário. No entanto, aumentando demasiadamente a dosagem, o fármaco torna-se um veneno. O mesmo acontece com os games, seu uso imprudente acarreta vício. Dessa forma, a pessoa torna dependente, tirando a liberdade do jogador. Como não bastasse, existe um enorme preconceito por parte da sociedade com esses jogadores, por serem estereotipados como preguiçosos. Eles já possuem uma tendência de ficar predominantemente em casa, sem interação social, somado a esse fato surge doenças mentais, como: Depressão e mudança de personalidade. Ademais, outro malefício do vício é o sedentarismo, cuja principal consequência é a obesidade. Sendo assim, o vício em games pode ser prejudicial para a saúde mental e física do jogador. Para solucionar tal impasse, é necessário que o governo juntamento com o Ministério da Saúde criem clínicas de reabilitação. Portanto, os viciados seriam tratados com pessoas especializadas. Além disso, com a criação desses centros, a sociedade teria a real dimensão do problema, desconstruindo preconceitos e permitindo que os jogadores tenham uma melhor inserção social.