Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 05/02/2018

A Revolução Tecnológica incrementou substancialmente o bem-estar do homem contemporâneo. Nesse sentido, alguns objetos destacam-se nas mudanças dos hábitos dos indivíduos e o popular videogame é um deles. Porém, seu uso demasiado pode ser um risco para a vida social das pessoas, o que mostra isso são os estudos recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde) que consideram seu vício um distúrbio. O "distúrbio de games" é um problema que pode surgir por transtornos psicológicos. Nota-se que o vício em jogos pode ser causado por diversas sensações que o próprio jogo proporciona ao psicológico do indivíduo, quando contrastadas com sua realidade. Desse modo, como os jogos de realidade virtual são atrativos, eles possibilitam atividades diferentes das cotidianas como pilotar carros, aviões, atirar com armas de fogo e etc. O vício é instaurado quando a mente do indivíduo reconhece o jogo como sua realidade e ele acaba dedicando mais tempo à ele e menos a sua vida. O filósofo grego Aristóteles afirmava que o excesso faz mal ao homem, o equilíbrio é o ideal. Em desacordo com o pensamento aristotélico, o vício em games pode causar problemas sociais, comportamentais e até danos à saúde. Pois, como foi visto, o pouco tempo dedicado à sua realidade faz o indivíduo perder amigos, compromissos e isolar-se do que o cerca. Igualmente, seu comportamento pode alterar-se a medida que ele é privado do objeto do vício, exemplos disso são o transtorno bipolar e a insônia, os quais são comuns em qualquer indivíduo detentor de um vício. Contudo, o que mais preocupa são as implicações à saúde dos indivíduos, a depressão e transtornos os psicológicos que são imbróglios que afetam a vitalidade do indivíduo. Fica claro, portanto, que o vício em videogames é sério e tem diversas implicações. Para ajudar a amenizá-lo a mídia pode explorar suas causas e consequências em telenovelas, com o intuito de conscientizar e alertar a população acerca dessa recente situação. Igualmente, o Governo Federal deve, por força de lei, obrigar às criadoras de games a desenvolver mecanismos que determine uma quantidade máxima diária para jogar, de acordo com o perfil do jogador, desligando o aparelho ou enviando SMS para o celular de indivíduo ou responsável, informando quais são os danos que essa exposição prolongada pode provocar. Só assim o a revolução tecnológica andará em paz com o equilíbrio proposto por Aristóteles.