Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 01/02/2018

Os games apresentam muitos benefícios se regrados e utilizados da maneira correta. No entanto, muitos tem sido os casos de vícios ao se tratar desse assunto, isto é, trazendo inúmeras implicações para as vítimas de tal distúrbio, dentre eles, a falta de tempo para as suas tarefas diárias e o sedentarismo. Assim, essas tecnologias utilizadas para esse triste fim precisa de uma solução. É importante destacar o quanto o ser humano, atualmente, tem desenvolvido tecnologias cada vez mais extraordinárias em questão da alto performance e alto desenvolvimento, a exemplo das plataformas educacionais onlines. Em consonância com isso, é fato dizer que os games auxiliam em raciocínios e desenvolve importantes capacidades cognitivas, quando utilizado de maneira saudável, ou seja, sem que se torne um vício e, desse modo, não prejudique a vida dos usuários de uma forma geral, comprometendo suas metas e objetivos ao se passar tempo de mais jogando. Não obstante, o sedentarismo tem se alastrado cada vez mais com o comodismo que a vida na atualidade oferece, isto é, o tempo utilizando games e não o praticar de algum esporte, o que além de implicar em tantas áreas diárias negativamente, ainda contribui para o desenvolvimento de outras doenças que são desencadeadas com o sedentarismo, bem como a obesidade e outras doenças cardiovasculares. Logo, para que o vício em games e suas implicações parem de interferir de forma tão negativa na vida de tantos cidadãos, portanto, é necessário que a Mídia, juntamente com o Ministério da Educação trabalhem. A Televisão deve transmitir programas que orientem os cidadãos a adotarem uma vida diferente perante os jogos, por meio de psicólogos. O MEC deve aumentar as horas necessárias de Educação Física nas escolas, a fim de por intermédio do esporte, oferecer outras opções para os viciados.