Título da redação:

Os desafios transformados em excesso

Tema de redação: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 20/01/2018

O tempo excessivo em jogos digitais está cada vez mais evidente, em diferentes faixas etárias. Lançamentos de jogos realistas aumentam o vício, na medida em que são desafiadores. Ao mesmo tempo, provoca aspectos negativos dos jogadores, como o não controle de situações adversas. A tecnologia nos jogos digitais está trazendo games perfeitos, que são comparados com a realidade, fazendo com que esses jogadores sejam anti-sociais, até mesmo com a família. A principal característica dos jogos, atualmente, é o aumento dos desafios, fazendo com que as pessoas desenvolvam o principal sintoma do vício, aumento da freqüência e intensidade com que se joga. Além disso, a irritação ao se deparar com um resultado contrário evidencia os primeiros sintomas, ao mesmo tempo em que desmotiva a pessoa a realizar tarefas do dia a dia. Uma das primeiras complicações ao ter o distúrbio é o aumento de peso, pois a prática de atividades físicas e saudáveis são quase inexistentes. Em suma, os vícios de games são tão prejudiciais quanto à depressão, trazendo a desmotivação para atividades satisfatórias, como o exercício físico. Por fim, as famílias precisam observar as pessoas que estão com sintomas iniciais, prevenindo o distúrbio, podendo tratá-lo, em simetria, o poder público deve criar centros de reabilitação e reinserção dessas pessoas à sociedade.