Título da redação:

O vício em games como distúrbio mental e suas implicações.

Proposta: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 26/01/2018

Recentemente tivemos a notícia que a OMS (Organização Muncial da Saúde) passou a integrar o vício em games na CID (Código Internacional de doenças) como distúrbio mental. Uma vez que a indústria dos games é vastamente impactante na vida dos jovens e adolescentes nos dias de hoje, torna-se de grande importância a busca pelo combate ou tratamento da nocividade do vício e seus malefícios. A dependência por videogames sem dúvida traz preocupantes prejuízos a autonomia e auto-estima dos jovens, que acabam assumindo seu personagem virtual e confundindo a realidade da ilusão proporcionada pelos mundo dos games. Os sintomas incluem a falta de controle na frequência e intensidade dos games e a priorização dos games a outras atividades do dia a dia . Os sintomas da dependências de videogames são bastante parecidos com os sintomas das dependências por álcool e drogas. Ligados direta e indiretamente a problemas sociais, os games transmitem ao usuário sensações de poder, importância e ainda a segurança do anonimato, sensações das quais muitos dos jovens viciados não experimentam em sua vida social e acabam utilizando dos games como um mecanismo de fuga para seus problemas. Ao levarmos em conta a enorme demanda e expansão do mundo dos games (que já superou a bilionária indústria cinematográfica), é emergencialmente necessário o empenho dos órgões responsáveis pela adição de clínicas de reabilitação e um maior investimento na prevenção de futuros casos.