Título da redação:

Consequências da falta de controle no mundo dos gamers

Tema de redação: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 26/01/2018

A OMS (Organização mundial da saúde) passou a considerar o uso em intensidade e freqüência exagerada de games como um distúrbio mental, levando em consideração que o hábito excessivo ocasiona danos tanto a saúde mental, quanto a vida social do individuo que tem a síndrome psíquica, que muitas vezes se passar despercebida e vista como algo ‘’normal’’. Isso significa que é preciso manter o controle de tais atos para não acometer esses problemas. Levando em consideração o vício trazer efeitos negativos ao controle emocional e ao rendimento intelectual e por conseqüência a angustia e acarretando danos a importantes áreas do funcionamento psíquico, traz o distanciamento da realidade e ocasionais dificuldades em ter uma vida social consideravelmente, boa. Consequentemente resultará em uma série de problemas social adaptativo e dificuldade de se relacionar, resolver contratempos futuros no decorrer da vida ativa. Esses obstáculos ocorrem devido ao ‘’Mundo dos games’’ gerar uma ilusão alternativa da realidade, gerando um distanciamento do mundo real, perdendo os sentidos e ocasionando transtorno à vida social do individuo. De acordo com o ativista social Mahatman Gandhi, para mudar algo é preciso torna-se a mudança se quer, ou seja, para que essa realidade seja amenizada ou extinta é necessário sair da inércia e disseminar informações sobre o distúrbio mental de games. O ministério da saúde deve agir juntamente com o Ministério da Educação espalhando informações sobre o assunto que é pouco discutido, e alertar os pais para terem mais conhecimento sobre o risco de os filhos terem a doença. Deve ser implantado nas escolas grupos de apoio e discussão sobre o assunto, e o Governo deve lançar propagandas de cunho nacional sobre o assunto. E com todas essas medidas, o transtorno será neutralizado.