Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 24/09/2016

Em relação ao uso de celulares em sala de aula, é possível afirma que, atualmente, tem gerado efeitos positivos e negativos. Nos últimos anos, diversos professores e diretores vêm se dividindo em duas correntes de opiniões, em relação ao uso do dispositivo na escola. Se por um lado tal ação pode gerar efeitos negativos como; queda de desempenho escolar e contribuir para o desenvolvimento do déficit de atenção, por outro pode contribuir auxiliando as aulas, desde que usado de forma planejada. Podemos perceber que o uso de celulares em ambiente escolar vem causando diversas consequências. Primeiramente, em destaque, é o argumento de que tal ação esteja reduzindo o desempenho escolar dos alunos, além de dificultar a transmissão do conteúdo do professor para seus alunos. Segundo neurologistas, especializado na área, o cérebro humano, normalmente, quando submetido a mais de uma tarefa sua concentração é reduzida drasticamente, além disso, dados indicam que quando o indivíduo está sujeito constantemente a um ambiente de diversas tarefas simultâneas, como a divisão da concentração no celular e no professor, pode contribuir para o desenvolvimento do déficit de atenção. No entanto, é indiscutível negar os aspectos positivos que a tecnologia ofereceu para os seres humanos. No decorrer da história da sociedade, estes se adaptaram perante o desenvolvimento tecnológico, cabe assim à instituição escolar associada ao governo promover a adaptação dos alunos, em relação à tecnologia. Um exemplo de consequência positiva seria, o fato de que o uso de pesquisas e vídeos no celular, dentro do tema da aula, pode auxiliar na aprendizagem do aluno. Desse modo, perante o que foi observado, o suo dos celulares em sala de aula pode gerar efeitos positivos e negativos. Assim, é fundamental que o governo invista em um planejamento de aplicativos e dispositivos que auxiliem na aprendizagem dos estudantes. Uma forma de realizar tal ação, seria a criação de um aplicativo , instalados em dispositivos do governo, que só seriam ativados , para o uso dos alunos, de acordo com o desejo do professor.