Título da redação:

POSITIVISMO RESGATADO

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 03/09/2016

O avanço tecnológico foi amplamente exaltado pelo positivismo no Brasil, justamente por simbolizar o avanço na sociedade. A instantaneidade e inúmeras possibilidades oferecidas são características das tecnologias hoje, e são essas que podem atrapalhar a educação se não forem direcionadas. A prioridade do aluno ao celular dentro da sala da aula pode atrapalhar o próprio discente quanto o docente. A capacidade de aprendizagem e concentração pode ser fragilizada pela utilização do smartphone, pois, na maior parte das vezes, os recursos buscados pelos estudantes nos celulares servirão apenas como distrações. Ao se deparar com uma sala preocupada em conversas de Whatsapp e posts do Facebook, o docente pode vir a se sentir desvalorizado e desmotivado em seu papel. Para romper tal ciclo, a educação deve começar a se apropriar cada vez mais da tecnologia. Um novo propósito deve ser dado ao celular, no intuito de direcionar o uso do aparelho na sala de aula. Os professores podem usar o smartphone como ferramenta de ensino, justamente por esse se tratar de um ótimo instrumento de pesquisa e aprendizado. A aproximação entre professor e aluno também pode ser favorecida por meio da tecnologia, beneficiando principalmente os alunos mais tímidos. Um grande exemplo de direcionamento é a utilizado dos celulares para a fixação do conhecimento através de vídeos, podcasts e imagens divulgadas pelo docente. Portanto, medidas que ampliem o alcance da educação devem ser tomadas. A aproximação entre professor e aluno pode se dar através da criação de grupos em redes sociais, aonde dúvidas e curiosidades sobre assuntos debatidos em aula podem ser levantados, estimulando até mesmo a cooperação entre os estudantes. Na sala, o docente deve trazer para o meio: fatos, curiosidades ou infográficos que fomentem o debate ao assunto, e tais informações devem estar disponíveis nos grupos. As escolas públicas devem disponibilizar aos alunos mais carentes tablets para serem usados nas escolas, garantindo sua inserção nos grupos de estudo e possibilitando uma maior chance de ascensão. Um maior desenvolvimento humano e social pode se dar através da tecnologia, resgatando assim pensamentos positivistas do século XIX.