Título da redação:

O velho e o novo - Lado a lado

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 03/08/2016

Os tempos mudaram e o comportamento das pessoas acompanham as mudanças; hoje é muito comum visualizar adolescentes portando celulares e participando, cada vez mais cedo, de redes sociais pela internet. Naturalmente, como passam a maior parte do tempo nas escolas, acabam se conectando neste ambiente, criando dúvidas, quanto ao uso consciente desses aparelhos. Fato é que os pais, para entreter seus filhos, disponibilizam uma série de aparelhos eletrônicos, logo nos primeiros anos de vida. Faz parte do desenvolvimento tecnológico dos dias hoje, expor as crianças a esses produtos e, consequentemente elas aprendem a leva-los a escola e não podia ser diferente, quando chega no momento em que ganham um tablet, um celular, entre outros. Os professores precisam se conscientizar dessa nova realidade e adaptar às suas aulas aos assuntos “do momento”, que consegue prender a atenção dessa juventude e deixá-los desconectados por alguns instantes. Essa é uma forma, para não travar uma guerra com a tecnologia já tão bem aceita; outra forma, é montar grupo ou comunidade em redes sociais para estimular debates e discussões sobre a matéria vista em aula, como um estimulo ao estudo fora da sala de aula. Os governos em conjunto com o ministério da educação podiam se voltar à cursos informativos aos professores, que estimulem ideias de como inserir os temas atuais para os jovens no ambiente de aula e palestras de uso consciente do celular dentro das escolas aos alunos. O excesso provoca prejuízo em todas as atividades, assim como a repressão provoca revolta. O equilíbrio é a forma inteligente de convivermos com o que é novo, sem deixarmos os velhos e bons hábitos de lado.