Título da redação:

O uso do celular na sala de aula e a decandência no aprendizado

Proposta: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 01/09/2016

Albert Einstein, um dos maiores cientistas do planeta, já estava chocado com a tecnologia excedendo a humanidade no século XX. Hoje, este avanço cresceu ainda mais. Os celulares ganharam importância e se tornaram uma ferramenta essencial no dia a dia das pessoas. Esses aparelhos trazem inúmeras utilidades para o cotidiano da sociedade, porém ao contrário de seus benefícios, os smartphones estão causando transtornos nos trabalhos dos professores em sala de aula, já que os alunos não sabem controlar a utilização desses. Dessa forma, o uso do dispositivo móvel em ambientes escolares causa distração nos estudantes, prejudicando-os. Os celulares ajudam nas pesquisas e trabalhos no âmbito escolar. Estes dispositivos possuem milhares de ferramentas para pesquisas e curiosidades, além de trazer informações a sua mão em poucos segundos com muito mais facilidade.. Tudo isso seria perfeito se as pessoas não fossem verdadeiros robôs manipulados a procurar assuntos “mais interessantes”, como por exemplo sites de relacionamento. Simone de Beauvoir criticou a tecnologia, dizendo que o homem foi alienado por ela, o fazendo prisioneiro forçando-o a um estado de estupidez. O aparelho em sala de aula também deixa os alunos mais ociosos, já que tem em suas mãos calculadoras e tradutores, por exemplo. Com isso, os smartphones não devem ser utilizados em ambiente escolar. Além disso, o uso de celular aumenta o déficit de atenção no aprendizado. Foi realizada uma pesquisa nos Estados Unidos, em que concluíram que houve uma aumento de 66% de transtorno mental em crianças, devido principalmente do uso dos dispositivos móveis. Quando a pessoa usa este aparelho, ela não consegue se atentar nas aulas ao mesmo tempo, consequentemente afetando o desempenho em suas atividades. Por esse motivo é dispensável o uso destes no contexto escolar. Portanto, é possível perceber o quão grande são os males que o celular pode causar nos alunos. Para o fim deste problema, deve-se primeiramente reforçar a lei que proíbe o uso dos dispositivos na sala de aula, depois construir locais apropriados para guarda-los antes do início das aulas, como por exemplo: caixas ou armários, para que no final o processo de aprendizado seja maior e mais eficiente.