Título da redação:

O uso consciente da tecnologia

Proposta: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 03/03/2017

O advento da Revolução Tecnológica trouxe inúmeras mudanças em vários âmbitos da nossa vida. O primeiro contato com os aparelhos eletrônicos tem acontecido cada vez mais cedo e muitas pessoas com o passar dos anos, acabam se tornando verdadeiros dependentes tecnológicos. Não se pode negar a existência da tecnologia, mas o verdadeiro desafio da sociedade contemporânea é usá-la de forma benéfica e dentro dos limites. É quase impossível encontrar atualmente um jovem que não possui celular. Os aparelhos podem ser usados como ferramenta para diversas atividades e até para o contato com os seus familiares. Entretanto, a questão do uso do telefone celular em sala de aula é muito pertinente, pois muitas crianças e adolescentes acabam usando seus celulares dentro do limite escolar. Essa prática implica em distrações tanto para o usuário quanto para os outros alunos, dificultando até mesmo o papel do professor em sala de aula. A tecnologia pode ser uma importante aliada da educação, auxiliando o professor em atividades didáticas que fogem do cotidiano em sala. É essencial que toda a escola esteja de acordo envolvendo assim, a direção na escolha de materiais, como, livros didáticos e aplicativos que estimulem a utilização desses aparelhos de forma adequada para o ambiente escolar. Existem alguns projetos governamentais que promovem a distribuição de tablets e notebooks em escolas públicas e estaduais, mas se não houver essa opção, uma alternativa é o uso de smartphones que são práticos e populares.