Título da redação:

O uso adequado do celular em salas de aula é possível

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 27/07/2016

O uso de celulares na sala de aula tem se tornado um problema. Inúmeros alunos deixam de prestar atenção no professor para verificar as redes sociais, entrar em um bate-papo com alguém. E uma ferramenta que era pra ser uma grande aliada ao ensino acabou se tornando o maior inimigo, pois é impossível prestar atenção na aula e no celular ao mesmo tempo. Twitter, facebook, whatsapp, youtube... Essas são apenas umas das redes sociais em que grande parte dos jovens estão conectados diariamente, e o que acaba tornando os aparelhos celulares um problema quando disputam atenção com o professor. Porém, proibir o uso do mesmo em sala de aula acabou se tornando algo inútil, visto que, o tempo que se perde de aula chamando atenção sobre o uso do aparelho somado ao fato de que muitos pais não apóiam a escola recolher o aparelho de seus filhos torna o ato de proibir o uso do celular inalcançável. E para reduzir o número de jovens usando o celular de forma inadequada em sala de aula é preciso primeiramente conscientizá-lo das consequências que serão ocasionadas se ele optar por não prestar atenção no professor e sim mexer no celular. É preciso perceber que o uso do celular não se limita apenas em atividades que dispersem o aluno. E que se usado de maneira correta pode ser um bom aliado. Para isso é preciso o incentivo do uso do aparelho em pesquisas, para gravar vídeos que serão apresentados para a classe, e também para criar grupos de debates sobre temas importantes em sala de aula. Está claro que o uso do celular em sala de aula aduz consequências boas e ruins. E para se ter um bom aproveitamento dessa ferramenta é preciso que os alunos estejam bem instruídos sobre os momentos adequados de se usar o aparelho. A conscientização sobre os problemas que causam a falta de atenção no professor para se dar uma “verificada” no celular que acaba durando a aula inteira deverá ser feita por campanhas idealizadas pela própria instituição de ensino. E para o governo estadual, cabe a missão de criar projetos que incentive o uso de maneira correta da tecnologia em sala de aula.