Título da redação:

O celular e a sala de aula

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 21/07/2016

O uso do telefone celular cada vez se torna algo mais comum nas escolas, em grandes cidades, pesquisas afirmam que aproximadamente 50% dos alunos, não de desgrudam do aparelho durante a aula, numero que cresce cada vez mais. O aparelho se torna objeto de distração, que faz com que o aluno não absorva o conteúdo da aula e não aprenda, quando, uma vez que o foco é perdido, pesquisas afirmam que demoram minutos para que o aluno retome o foco, e realmente absorva algum aprendizado, minutos valiosos na vida futura do aluno. Mas, apesar de normalmente visto como uma distração, o aparelho também pode ser algo de grande utilidade, como pesquisas utilizando a internet feita em segundos dentro da sala de aula, expansão do conteúdo ensinado e aprendizagem recebida, e, como a fabricação e uso de novas tecnologias tende apenas á crescer, alguns profissionais tentam se adaptar, utilizando os aparelhos em pesquisas na sala de aula. Cabe aos professores mais rigidez, mesmo que adaptem suas aulas, e em alguns momentos permita o uso do aparelho para pesquisas, tentem tomar totalmente o foco dos seus alunos para seus ensinamentos, e, aos alunos, cabe a vontade de aprender, pois, o professor está no ambiente escolar com o fim de ensinar, e é um desrespeito que o aluno o atrapalhe se impedindo de aprender ou impedindo seus colegas com a utilização de um aparelho celular. O uso de telefone pode sim ser liberado na sala de aula, mais isso irá exigir uma grande cooperação entre aluno e professor, e então, caberá ao professor ditar se seu uso é aliado ou inimigo na aprendizagem de seus alunos.