Título da redação:

Novo enfoque interdisciplinar

Proposta: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 31/07/2016

Com o advento da Revolução Técnico-científico informacional, houve uma série de evoluções tecnológicas, principalmente, uma maior flexibilidade no segmento das telecomunicações, como o celular. Nesse sentido, o incremento dessas operações nos diversos setores da vida social tornaram um aliado na busca do conhecimento, rapidez e otimização da comunicação. Além de tonar um instrumento lúdico e educativo na sala de aula em prol do conhecimento. A incorporação de novas tecnologias à educação é uma estratégia que busca conciliar o meio social, difundido pelas crianças e adolescentes, para alcançar a centralidade do conhecimento, com um enfoque interdisciplinar. O uso de aparelhos celulares é um recurso rico em informações e mídias que favorecem a atualização para os docentes e , dessa forma, tornando responsável por desenvolver práticas educativas que facilitem o raciocínio dos jovens. Ademais, o seu uso é um meio utilizado por toda a população, o que facilita a divulgação da informação. Haja vista a necessidade do seu manuseio na sociedade. Nesse sentido, o uso dessa tecnologia constrói conhecimento através da troca de experiências, aprendizado e acesso amplo às informações disponibilizadas. Contudo, para que haja de forma plena a propagação do conhecimento, as escolas devem propor regras para utilizá-los apenas no processo educativos e em recursos pedagógicos. Nesse ínterim, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO) recomendou um guia para utilizar tais aparelhos eletrônicos na sala de aula, dentre os quais: ampliar o alcance da educação, otimizar tempo, aprendizagem contínua e espaço multimídia, etc. Portanto, medidas são imprescindíveis para resolver o impasse. Dessa forma, O Ministério da Educação (MEC) precisa viabilizar metas que visem a ampliação dos meios tecnológicos para as salas de aula, sobretudo, escolas públicas. Nessa perspectiva, a doação de celulares pelo Ministério, para trabalhar projetos multidisciplinar é o meio mais viável de integrar o conhecimento sob um aspecto lúdico e dinâmico. Consoante Immanuel Kant, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele", a educação com a integração da ciência que a sociedade poderá progredir.