Título da redação:

Necessidade ou vício?

Proposta: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 31/12/2016

Desde a Revolução Industrial a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente o celular. Criado para facilitar a comunicação, Graham Bell não imaginava que o produto idealizado por ele pudesse ultrapassar seus ideais, causando graves problemas físicos e psicológicos. A invenção do telefone celular, através da transmissão sem fio facilitou de maneira significativa a vida das pessoas possibilitando a comunicação a longas distâncias, se transformando assim, em um aparelho indispensável e essencial na sociedade atual. Com o passar do tempo, novas funções foram incorporadas ao celular como o acesso à internet e às redes sociais. Isso possibilitou uma aproximação com diversas áreas de conhecimento, o que poderia vir a ser uma ferramenta útil nas escolas. Porém seu uso excessivo e desregrado fez com que muitas pessoas se tornassem dependentes desenvolvendo a nomofobia, o sedentarismo e até mesmo distúrbios psicológicos. E isso acaba tornando mais difícil a socialização, o contato com os pais e amigos, já que os jovens deixam de viver o mundo real para viver o virtual se alienando ao aparelho. Portanto, visto que a juventude passa várias horas desfrutando de seus celulares, as escolas devem evitar ao máximo seu uso em sala de aula. Elas devem incentivar a conscientização, para que cada um saiba como usar o celular, colocando limites em si, não deixando que seu uso atrapalhe a vida pessoal e até mesmo profissional.