Título da redação:

Geração tecnologia

Proposta: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 19/08/2017

Com o maior acesso das crianças e jovens aos dispositivos móveis, como celulares e tablets, proibir ou não o uso desses aparelhos na escola tornou-se dúvida recorrente entre gestores, professores e pais. Ainda não há resposta para essa dúvida, porém, o melhor caminho não é simplesmente proibir, mas dialogar com a turma para que todos entendam o melhor momento do uso dos aparelhos. Já que, como mostram algumas pesquisas, mais de 50% dos alunos ficam o dia todo fazendo uso de seus aparelhos, professores e gestores devem encarar o celular não como uma ameaça ao aprendizado, mas como uma ferramenta: os aparelhos eletrônicos estão cada vez mais presentes nas nossas vidas, assim como no dia a dia dos alunos, e podem ser um bom recurso pedagógico quando usados de forma planejada e pontual na sala de aula. Crianças e jovens gostam de expressar sua curiosidade e criatividade, então os professores podem usar o celular de forma interessante. Por exemplo, nas aulas história são comuns as atividades de entrevistas e filmagens. Os alunos pudem gravar esses trabalhos com os seus celulares e depois criarem uma espécie de documentário. Em matemática, os alunos podem desenvolver aplicativos, estimulando a criatividade e fazendo uso da lógica. Isso é fundamental para o processo de aprendizagem. Para isso é necessário que cada escola desenvolva o seu próprio Projeto Politico Pedagógico, junto com a comunidade escolar, pais e alunos, uma vez que as localidades têm realidades diferentes; habilitar educadores que estejam alheios a essa nova modalidade de ensino por meio de cursos; a não aprovação do projeto de Lei 2.246/20079 que visa proibir o uso de celular nas salas de aula em todo território nacional; conscientizar os alunos sobre a importância daquilo que estão aprendendo por meio de palestras. Não se pode lutar contra as características desta geração: a tecnologia! Os professores devem utiliza-la como aliada dentro do contexto das disciplina. Assim, professores e alunos contribuirão para a manutenção e transmissão do conhecimento.