Título da redação:

Futuro e desenvolvimento pessoal comprometido?

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 07/09/2016

Os celulares, ao longo dos anos, em virtude da globalização vêm em ascensão e o uso deste aparelho tecnológico se tornou muito comum. Todavia, até que ponto a utilização desse aparelho pode ser ou não prejudicial ao aprendizado? Como ponto de partida, vale ressaltar que o manuseio do celular, em horário de aula, pode tirar a atenção dos alunos, pois focados nos aparelhos estarão desatento as explicações dos professores, farão as atividades de qualquer jeito e trabalhos escolares mal feitos, comprometendo o futuro dos alunos, e, conseguintemente, dificuldades em conseguir emprego ou até mesmo entrar na faculdade. É pertinente também destacar que à medida que o aluno tentar prestar atenção tanto no celular quanto na explicação ficará sobrecarregado, acarretando o estresse, e, indubitavelmente, trará revolta por parte do docente, quando, por exemplo, o discente chama atenção, pode originar desentendimentos com os colegas de escola também ou até mesmo com os pais, logo, o jovem se frustrará, fazendo com que não tenho uma inclusão social adequada, pois estará alienado ao aparato tecnológico. É preciso, pois, que as escolas invistam em palestras e psicólogos afim de compreender, ajudar e conscientizar os jovens acerca das consequências que o uso do celular pode gerar para o futuro dos jovens, para saberem manuseá-los com moderação. Outrossim, seria interessante feiras escolares tratando sobre as consequências do uso de forma exagerada do celular e os efeitos da alienação.