Título da redação:

Experimentando o mundo.

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 09/09/2016

Em plena era tecnológica é praticamente impossível que não se encontre um jovem com o celular. Com o advento da modernidade, os celulares possuem vários aplicativos que prendem a atenção dos jovens prejudicando seu aprendizado em sala de aula. Com isso, cabe analisar se o uso do celular atrapalha ou não, o processo de aprendizagem na sala de aula. O professor contemporâneo tem enfrentado desafios para conseguir mais atenção dos alunos que o celular. O celular pode se tornar um aliado na sala de aula, pois o mesmo pode ser usado para despertar nos alunos o interesse didático. O professor tem inúmeras maneiras de fazer com que os alunos usem o celular para buscar conteúdo na internet, ou compartilhar dúvidas e aprendizagens nas redes sociais. Nessa linha, o professor ganha um aliado para a construção do aprendizado dos alunos. Um olho na explicação dos professores e outro no celular, é uma cena rotineira nas salas de aula. Ao dividir a atenção entre as duas coisas é possível que o aluno ao forçar diferentes áreas do cérebro não consiga realizar nenhuma das duas atividades com maestria, aumentando o nível de estresse e causando a diminuição do rendimento escolar. Segundo dados de uma pesquisa da psicóloga Carla Regina do site Terra, os alunos não conseguem ler e enviar mensagem no celular enquanto estudam, existe uma perda inevitável de atenção quando isso ocorre. Fica claro, portanto, que o uso do celular em sala de aula divide opiniões em relação à sua serventia no processo de aprendizagem. Dessa forma, é necessário que os professores usem o celular para ajudar nas ferramentas para que os alunos adquiram conhecimento. Pois como citou Paulo Freire: “ o homem tem que experimentar o mundo para adquirir conhecimento.”