Título da redação:

Empecilho ou benefício?

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 19/09/2016

Não é de hoje que o uso do celular na sala de aula é um assunto polêmico. Embora alguns professores saibam tirar vantagem da situação, outros proíbem o uso e punem com recolhimento do mesmo. Trata-se de uma falta de comunicação do professor com o aluno. Não é benéfico excluir a tecnologia do ambiente da sala de aula, visto que ela está em constante desenvolvimento e pode trazer benefícios para a classe. É tarefa do professor saber lidar com a situação da melhor forma possível e incluir em seu ambiente de ensino uma ferramenta a mais de aprendizado. Claro que como auxiliar e não como substituto. Para inovar ainda mais, criar grupos de debates em aplicativos como Whatsapp pode ajudar os alunos mais tímidos a trabalhar sua comunicação com a turma. Entretanto, é vital definir regras e acordos com os alunos, pois pode acabar trazendo mais prejuízos do que benefícios se não for tomado o devido cuidado. Segundo especialistas, o aparelho pode atrapalhar no aprendizado devido ao fato de que os alunos não conseguem manter um único foco. A ideia de que os estudantes conseguem ler e enviar mensagens enquanto estudam ou assistem a aula é incorreta. Ocorre uma perda de qualidade atencional enquanto isso. E o resultado é o baixo rendimento. Prejudicando, assim, a aprendizagem dos alunos . Portanto, para que o uso do celular em sala de aula seja uma ferramenta de aprendizagem e não de distração, é importante que o professor defina regras e entre em acordo com seus alunos para o devido uso desses aparelhos em seu ambiente de ensino. Deste modo, o inimigo irá virar aliado para atrair a atenção dos alunos e atingir resultados satisfatórios.