Título da redação:

Celulares: Aliados ou Inimigos?

Proposta: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 14/09/2016

É inegável dizer como a tecnologia abre portas para diversos fatores como o entretenimento, conhecimento e comunicação, sendo o Computador, Tablet e especialmente o celular um aparelho multitarefas atrativo a pessoas de todas as idades, incluindo especialmente a nova geração, o seu uso está chegando a um ponto que acaba atrapalhando o desempenho de alguns alunos, mas especialmente ao professor que disputa a atenção dentro da sala de aula entre ele e o celular. O ponto positivo do uso do celular está no fator de que com ele o aluno pode ter acesso a muitas coisas, entre elas estão vídeos aulas, exercícios, professores online, dentre outros para resolverem duvidas que acumulem dentro da sala de aula, exemplos que podem ser listados de rede sociais que ajudam a alunos são “Youtube” com seus inúmeros canais voltados ao ensino e “Brainly” ao qual o aluno utiliza para tirar dúvidas de exercícios e sendo ajudado por outros usuários, tendo também os que são voltados a prestarem serviços como “preparatórios” tem o “Descomplica” que mostra diversos resultados positivos de aprovação em concursos, ENEM e dentre outros, todavia como dizia o ditado “Nem tudo são flores” os usos dos celulares e aparelhos eletrônicos apresentam seus pontos negativos. O seu ponto negativo está no fator de que como dito antes, o aluno pode ter acesso a muitas coisas, contudo pode ter acesso a essas redes sociais especificamente dentro da sala de aula e utilizando outras redes sociais de comunicação e entretenimento como o “Facebook” e “WhatsApp”, essa utilização pode atrapalhar ao desempenho do aluno que não presta atenção na aula, afinal o cérebro diminui seu desempenho quando está multitarefado tendo como consequência o baixo rendimento do aluno; Há também o seu uso indevido para pequenas trapaças como o uso de “cola” durante as provas e em casa, ao qual o aluno ao invés de treinar os exercícios listados pelo professor procura as questões prontas na internet não adquirindo assim o conhecimento e tornando o uso dos celulares indevido. Com os exemplos listados acima apresentando o ponto positivo e negativo, conclui-se que o uso do celular ser um aliado ou um inimigo vai depender especialmente do aluno e do professor. Há muitos professores que se aproveitam da tecnologia para aumentar o desempenho do aluno, propondo exercícios que precisem do uso da internet para serem feitos, aumentando assim o interesse do aluno pela aula, e então aluno e professor se usufruem da tecnologia, tanto para ensinar quanto para aprender sendo dinamizado e criativo.