Título da redação:

Celular X Sala de aula

Proposta: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 28/10/2017

Autonomia,rapidez e ampla disponibilidade de informação:sutis características do ambiente escolar. Desse modo,para que se fomente a perspectiva de uma educação de equidade,é preciso promover Justiça Social e que se articulem as políticas públicas.Por conseguinte,qualificar a equipe pedagógica e ampliar o acesso á informações ,tais medidas seriam necessárias para enfrentar o desafio. O sociólogo polonês Zygumunt Bauman considera que a sociedade do século XXI é moderna de um modo diferente.Nesse sentido, os estudantes brasileiros com acesso á tecnologia,possuem mais autonomia para aprender e as vezes de forma mais rápida,conforme seu nível de aprendizagem .Exemplo disso,são as poucas escolas de São Paulo que adotaram a tecnologia como um auxílio para o aprendizado do aluno. O pedagogo Paulo Freire dialoga com Vygoststy ao condenar a denominada "educação bancária",a qual prioriza a mera memorização em detrimento de um aprendizado significativo .Assim,as possibilidades de que as novas tecnologias podem ofertar surgem como um complemento- uma vez que são apenas recursos e não um fim em si mesmas- para uma educação mais qualificada á medida que potencializam os saberes. Apesar das dificuldades que marcam historicamente \ educação brasileira,faz-se necessária a adoção de medidas para tornar a tecnologia uma ferramenta presente em nossas escolas.Desse modo, a expansão do PRON/NFE- Programa Nacional de Informática nas Escolas - pelo Governo Federal em parceria com os Estados por meio da aquisição de mais equipamentos.Outra medida interessante seria , a capacitação dos profissionais,bem como a instituição de um programa social que, diante de incentivos créditos e fiscais,facilitaria a aquisição dos mesmos pela população.Acredita-se que com essas medidas haverá igualdade.Contudo,se educar é desafiar como aventava Kygostsky,que comecemos desafiando nossas próprias limitações .