Título da redação:

Celular em sala de aula: benefício ou malefício?

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 01/08/2016

O uso do celular em sala de aula na atualidade, tornou se popular em todas as classes socioeconômicas da sociedade atual. Professores perderam a atenção dos alunos para essa tecnologia. Grande parte das escolas proibiram o uso do aparelho. Essa não é a melhor medida à ser tomada, devido a vários motivos, sendo alguns deles: Os alunos não respeitam a proibição do aparelho em classe, o que comprova que eles não estão focados no aprendizado. A falta de foco prejudica muito um aluno. Ele perde a capacidade de concentração, e no final das contas ele não aproveita nem 40% do seu real potencial. O professor perde tempo ao tentar corrigir a indisciplina do aluno, ou seja, o tempo que seria gasto no aprendizado é reduzido. Isso pode até afetar a relação do professor com o estudante. Quando essa relação é afetada, é natural que que o desempenho do aluno seja prejudicado. Se houver uma rixa entre aluno e professor, o estudante não se sentirá confortável para esclarecer algo sobre a matéria ou tirar uma dúvida. A tecnologia pode ser de grande utilidade na sala de aula. Os grupos em redes sociais por exemplo, facilitam muito a vida estudantil. Lá, pode ser colocado os horários das aulas, lembretes de atividades para casa, pode se tirar dúvidas uns com os outros sobre as matérias, expressar e debater opiniões diversas, etc. Invés de proibir o celular, pode se fazer dele, uma ferramenta em sala. Essa é uma ideia que tem tudo para dar certo, pois essa seria uma forma de aumentar o foco e a concentração dos estudantes em relação ao que se é ensinado. O professor poderia desenvolver atividades on line para os alunos, fazendo os assim, melhorar sua capacidade de pesquisa e busca na web, o que é de grande valia para ser um profissional qualificado. Outra boa ideia é criar uma competitividade entre os alunos, dessa forma, eles darão o máximo de si. Para que tudo isso ocorra como planejado, é preciso haver regras e horários específicos para desenvolver tais atividades. O professor deve agendar tais aulas com antecedência e planejamento, para que os alunos estejam preparados para o mesmo. Outra ideia é tirar porcentagens do tempo das aulas para o uso especifico do aparelho. O resultado de tudo isso será alunos mais focados e concentrados no aprendizado. Eles ficarão mais interditos e terão maior desempenho escolar o que os tornaram profissionais mais qualificados no futuro.