Título da redação:

Celular como ferramenta de distração ou aprendizagem nas ecolas

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 01/08/2017

Os avanços tecnológicos podem gerar benefícios que facilitam a vida em sociedade. Contudo o mau uso da tecnologia acarreta problemas, assim como é o caso do uso exacerbado do celular em sala de aula. Grande parte das escolas proíbe o uso de aparelhos eletrônicos dentro da classe estudantil, entretanto, não percebem que o principal motivo do inconveniente começa em casa. Os pais não impõem regras, os mesmos ao chegarem do trabalho recorrem ao celular sem ao menos dialogar com os filhos, que vendo a situação fazem a mesma coisa, de tal maneira que o jovem torna-se viciado e não usa o celular de maneira correta. É notório que pesquisas são muito importantes, e professores estimulando seus alunos a usarem aparelhos eletrônicos durante a preleção ser considerado algo bom pode não ser tão produtivo, não há o total controle do que cada estudante está fazendo em seu celular. Por isso, para que o estimulo seja totalmente produtivo, as escolas deveriam utilizar bloqueadores dentro da rede para que só o necessário fosse usado durante as aulas logo, fazendo uso de aplicativos que seriam criados somente para consultas com relação a matéria tudo dentro de plataformas digitais. E por fim, o MEC (Ministério da Educação) ofereceria palestras para os pais, ensinando os mesmos a dar o exemplo e impor regras para seus filhos com relação ao uso de aparelhos eletrônicos.