Título da redação:

Auxílio na educação

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 24/07/2016

Uma olhada rápida na mensagem recebida pelo WhatsApp, uma notificação de uma amiga pelo Snapchat, o Instagram avisando que alguém curtiu a foto postada, são tantos atrativos que fica difícil prestar atenção na aula. O celular, aparelho que condensa todos esses mecanismos e mais outros, está junto do estudante - e da população em geral - sempre. E é nesse contexto que o aprendizado do aluno e a dificuldade do professor se cruzam, retratando uma grande problemática dos dias atuais. A polêmica que ronda esse tema é sobre a utilização do aparelho tão viciante como um auxiliar dos educadores e se isso não tornaria a situação ainda mais agravante, já que, por ter vários atributos, os estudantes podem acabar desviando-se do proposto pela instituição e tornando-se ociosos em relação à matéria ministrada. Por outro lado, algumas escolas já comprovaram a eficácia de unir a experiência de um profissional da educação com as qualidades que o celular pode trazer, mostrando que o sucesso da técnica pode depender do modo como os alunos são abordados e conduzidos. O projeto Escola com Celular tem como principal objetivo construir uma aliança entre a tecnologia inovadora e evoluída oferecida atualmente e o padrão educacional que todos estão acostumados, desenvolvendo uma relação mais próxima entre o aluno, professor e a própria instituição, por meio de aulas dinâmicas e envolventes, despertando atenção e foco dos estudantes. Diante disso, seria melhor que as instituições educacionais em geral vissem que o ato de coibir o uso de celulares pode tornar o problema ainda maior, deve-se, portanto, instruir os alunos sobre o devido uso dos aparelhos. O Ministério da Educação deve dar ainda mais apoio ao projeto Escola com Celular, tentando fazer com que o máximo de escolas aderiam ao mesmo, por meio de palestras sobre o assunto, além de reuniões com os professores e diretores das instituições. Pode também investir nas pesquisas voltadas ao desenvolvimento do aluno após a aderência à esse modelo de estudo, tendo a possibilidade de comprovar que o projeto realmente está ajudando os estudantes. Celular e escola podem combinar, eles só precisam estar em harmonia e sendo usados para o mesmo objetivo.