Título da redação:

Aulas da nova era

Proposta: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 01/09/2016

É notório o grande espaço que as novas tecnologias, principalmente o celular, têm tomado no cotidiano das pessoas. Em salas de aula não é diferente, esses dispositivos vêm sendo utilizados de maneira exacerbada, porém devem ser manuseados como um instrumento para agregar valores às aulas, como uma ferramenta de aprendizagem. Muitas são as vantagens deles se manipulados de maneira proveitosa, entretanto é necessário que haja uma adaptação dos professores a essas novidades. Os benefícios do uso de celulares em sala de aula são formidáveis. Com eles, os docentes podem ampliar o alcance e a equidade em educação; podem acrescentar conteúdos às suas aulas com uma pesquisa rápida em um smartphone, havendo com isso uma otimização do tempo, uma aula mais dinâmica e com uma melhor atenção por parte dos alunos; podem ajudar alunos com deficiência, promovendo uma maior inclusão desses na classe; e melhorar a comunicação e aprendizagem contínua, já que esses dispositivos permitem o ensino em qualquer hora e lugar. Contudo, não deve haver uma substituição dos professores pelos celulares, tablets e notbooks, devem servir apenas como um meio de auxílio, para isso é fundamental que os docentes estejam adaptados a essa nova era. Com grupos criados no Whatsapp ou Facebook, podem ser propostos debates sobre o tema da aula, assim como informações podem ganhar uma maior abrangência nesses mesmos associação. Para que isso seja uma ação efetiva, é essencial que o corpo docente defina regras e estabeleça acordos com os discentes para o uso dessas novas tecnologias, orientando-os sobre o tempo e modo de como devem ser usadas. Portanto, é sabido que celulares estão fazendo parte da educação dos estudantes, acarretando grandes melhorias se usados com sabedoria . Em vista disso, faz-se necessário que haja uma apropriação dos professores para lidar com as tecnologias dentro da sala de aula, por meio de palestras, organizadas pela própria instituição de ensino, que os mostres o quanto seu uso pode ser benéfico. Quanto aos alunos, é necessário que sejam auxiliados pelos pais e docentes acerca do uso de celulares na classe exclusivamente como forma de acrescentar princípios ao seu aprendizado. Somente assim pode-se ter uma didática melhor das aulas da nova era.