Título da redação:

Atenção em sala

Proposta: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 27/07/2016

Um dispositivo portátil com objetivo inicial de comunicação , que evoluiu ao decorrer do tempo adquirindo capacidade de armazenamento e compartilhamento de vídeos e músicas, aplicativos de entretenimento, saúde e educação, que tornou-se um micro-computador, ganhou espaço na vida das pessoas e uma preocupação para os profissionais da educação. Falta de atenção e queda de rendimento escolar, são fatores que são associados ao uso do aparelho celular em sala de aula. Pesquisas apontam que mais de 50% dos estudantes não conseguem abandonar os celulares ou outros aparelhos, estando conectados 24 horas por dia ; Este fato passou a atribuir aos docentes o desafio de capturar ainda mais a atenção dos discentes para que eles assimilem os conteúdos, Segundo Charles Darwin: "A atenção é a mais importante de todas as faculdades", porém as pessoas apenas concedem atenção áquilo que ás interessam. Buscar meios de atiçar a curiosidade do aluno em meio as matérias propostas é ponto importante para o desenvolvimento do educando. O celular em sala pode vir a ser um material de distração assim como também uma folha de papel, caneta, lápis, entre outros materiais acessíveis ao aluno. Entretanto se os docentes se permitirem a inclusão desse recurso tecnológico como canal para pesquisas em atividades em sala , compartilhamento de vídeos para obter uma aula mais dinâmica, levando o uso do celular com consenso entre eles e a turma, essa ferramenta torna-se aliada no trabalho de aprendizagem e difusão de conhecimento