Título da redação:

As duas faces da moeda

Proposta: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 24/08/2016

Hoje, no Brasil, está em debate a questão do uso do celular na sala de aula. Os “Smartphones” estão ajudando muito nas escolas, porém, o seu uso excessivo tem prejudicado a vida dos seus usuários, permitindo um afastamento da vida social e escolar do portador do aparelho, provocando automaticamente uma disputa de atenção entre o professor e o celular. Vivemos na geração da informação, todavia “para Einstein, concomitantemente a ascensão da tecnologia em detrimento das relações interpessoais humanas, surgirá, no mundo, uma geração de idiotas”. Contudo essa tecnologia veio pra somar no dia a dia, pois antigamente para se fazer uma pesquisa perdia-se horas, mas agora, se gasta apenas minutos, e com um “click” tudo se resolve. Quando essa tecnologia é usada sem moderação, acaba provocando distrações e problemas como a TDAH (Transtorno de Déficit de atenção e de Hiperatividade). Desse modo, visando amenizar esses problemas foi decretada a lei 12.730 que proíbe o uso de celular em sala, cuja mesma foi derrubada no dia 30 de março de 2016. Observando as duas faces da moeda, cabe ao Governo Federal e a secretaria de educação investir em ONGS e em comerciais informativos, buscando alertar a sociedade sobre o uso correto desse objeto. As escolas e as famílias devem debater a respeito do assunto com o intuito de evitar o uso descontrolado do aparelho, evitando a disputa de atenção do aluno para o professor ou para o celular.