Título da redação:

As duas caras da moeda

Proposta: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 25/07/2016

O celular teve o seu nascimento em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada de um telefone móvel para um aparelho fixo, o acontecimento marcou a história da humanidade. A partir da sua criação, esse aparelho só evoluiu, tendo uma redução no seu tamanho físico e um aumento gradativo em suas funções até chegar aos atuais smartphones, os telefones inteligentes, que possibilitam acesso rápido a internet, além de possuir várias funções parecidas com as de um computado que facilitam o dia a dia das pessoas. Hodiernamente, esses smartphones se difundiram muito entre as pessoas, principalmente entre os adolescentes, fato que pode ser observado dentro de salas de aula, aonde muitos docentes vem perdendo os holofotes para essa tecnologia, devido ao fato de que os alunos não conseguem ficar desconectados por alguns minutos. Essa situação vem se tornando tão recorrente, que alguns Estados brasileiros, entre eles Pernambuco, Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo, sancionaram uma lei que proíbe a utilização desses aparelhos durante a aula. Alguns professores e pesquisadores, como o Mestre em tecnologia educacional, André Parreira, possuem uma visão contraria a proibição, eles acreditam que os professores devem aprender a tirar aproveito desse aparelho, para que com isso utilizem os dispositivos como ferramentas pedagógicas. O autor de diversos livros sobre métodos de ensino, Hamilton Werneck, também se diz contrario a proibição, visto que para ele o celular é um grande instrumento de ensino, devido a sua grande capacidade de pesquisa, por exemplo. Assim como qualquer outro equipamento eletrônico, o celular pode tanto ser mocinho, ajudando no aprendizado, como vilão, tirando atenção de alunos para o mundo virtual durante as aulas. É de extrema relevância, que os docentes conversem com seus alunos para impor o momento correto do uso dos aparelhos e não proibir de forma total, entrando assim em um consenso, onde ambos as partes saíram contentes, para que assim não ocorra o comprometimento da qualidade da aula e nem afete o desempenho dos alunos. Além disso, os professores devem utilizar dessa tecnologia para chamar a atenção de seus alunos, através de implantação de grupos de estudo no Facebook, grupos de discussões no Whatsapp, além de pesquisas durante as aulas, por exemplo, para que assim eles consigam fazer sua função e ensinar as futuras gerações.