Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O processo adotivo no Brasil: conquistas e desafios

Redação enviada em 30/07/2016

Cada vez mais as crianças estão sendo bombardeadas por mensagens que estimulam o consumo. Televisões, internet, outdoors, panfletos e embalagens coloridas são meios de influência para o consumismo infantil. A indústria do marketing descobriu que o mercado infantil fatura mais, vendendo de alimentos a brinquedos. Devido a isso, o comércio modificou um pouco suas estruturas. Luzes, músicas diversidade de cores e dos brinquedos são métodos que os comerciantes adotaram com o intuito de vender mais, já que, quando uma criança vê essas coisas ela fica totalmente fascinada e acaba convencendo seus pais a consumirem. A partir dessa atitude dos pais que as consequências aparecem. A criança acaba se acostumando a ganhar tudo que ela deseja e na hora que deseja, e assim vai se tornando um jovem extremamente consumista e mimado, o que pode acarretar problemas no futuro como dificuldades financeiras, tanto dos pais, como o da própria criança, já na sua fase adulta. "Quanto mais melhor" é o pensamento predominante das crianças acostumadas com esse hábito de consumir produtos. Mas esse pensamento surgiu por causa dos pais, que acabam não impondo limites nos seus filhos em relação ao consumismo. Alguns deles, por não estarem presentes na vida dos filhos, adquirem mercadorias de interesse da criança, achando que isso é uma recompensa pela ausência deles. Porém, essa atitude é extremamente prejudicial na formação do jovem, pois este acaba se tornando um adulto acomodado e com o pensamento de que ele consegue tudo que quer e na hora que quer. Portanto, para erradicar ou pelo menos amenizar tal problema é importante que dentro de casa não tenha aparelhos de TV ou computador no quarto das crianças e limitar o número de horas na internet, É interessante que a família tenha o hábito de fazer atividades junto co os filhos que não envolvam a mídia tais como ler, jogar, cozinhar ou tocar um instrumento musical. Por fim, é fundamental dialogar com as crianças sobre o real sentido das celebrações e o objetivo comercial da publicidade no período de datas especiais.